terça-feira, 22 de fevereiro de 2022



hoje eu quero descrever
um pouco do meu passado
faz amanhã 71 anos de idade
que nasci num mundo muito atrasado

a minha mãe coitadinha
muitas dores padeceu
para eu nascer em casa
pois ela muito sofreu

eu não sabia agradecer
 o que ela tinha passado
mas depois de ser mãe
vi logo o resultado

sem haver condições
estava ao mundo a chegar
mais uma menina
para a minha mãe cuidar

não havia dinheiro
para o médico consultar
era feito uns chás
para as dores poder passar

sem fraldas descartáveis
eis agora a solução
era uns panos rasgados
para essa ocasião

o enxoval era feito
á medida na costureira
faziam uns fatinhos
á medida da carteira

mas o meu pai só a ganhar
era muita dificuldade
tinham que aproveitar
e não havia vaidade

depois eu foi muito doente
que não se pode explicar
tive um bicho na anca 
e foi com clara de ovo para curar

ficou combinado um dia
que eu estava muito mal
a minha mãe por um pano no corredor
se eu morresse para me virem velar

foi triste tudo isto
o que por mim passou
mas com a graça de Deus
71 anos chegou

tive uma adolescência normal
fui aprender a costurar
por que não havia dinheiro
para eu ir estudar

dei o 12 segundo ano
já depois de ser casada
e tenho conseguido 
fazer a minha jornada

casei e tenho 3 filhos
que tiveram outras condições
e já tenho 4 netos
também tenho 3 noras
a família completa

agora já tenho tudo
o que preciso para viver
com ajuda do meu marido
tudo é fácil compreender

os meus netos é uma felicidade
ouvir eles conversar
parece um sonho 
o que eu estou a passar

a minha querida netinha
só a vejo pela internet
é uma menina linda
parece que não mereço

agora depois de  aposentada
pouco resta para se preocupar
tudo é para se viver
até um dia acabar

vai aos poucos a família
no silencio do nosso viver
tudo tem um fim
sem nada dele saber

fica a magoa e a saudade
fica a dor e sofrimento
fica as recordações
e também o desalento

já não existe os pais
os sogros já partiram
os cunhados também vão
e os irmãs já vão indo

a família fica dividida
tudo toma outo destino
já nada é igual hoje
todos estão noutro caminho

os vizinhos vão morrendo
amigos e conhecidos
vão as tias e os tios
aos poucos tudo vai partindo

as dores vão chegando
sem haver explicação
e com as pandemias
é outra complicação

usar mascara na cara
sem se poder respirar
tudo é sinal dos tempos
que temos de enfrentar

 seja o que Deus quiser
temos de aproveitar
vivendo o dia a dia
para a vida continuar

e a melhor maneira
que temos para desabafar
é vir para o computador
e sua vida contar

todos nós temos histórias
que todos podiam contar
cada um vive como vive
não tem nada de se chatear

sou feliz graças a Deus
gosto de falar e rir
e falar coisas á toa
para os outros se divertir

quando eu era pequena
todos queria imitar
é uma alegria grande
e o tempo poder passar

hoje faço a minha vida
ás 4 horas vou ao café
pois enquanto eu poder
vou fazer o que eu quiser

e hoje estou escrevendo
por que amanhã estou ocupada
porque o dia dos meus anos
é diferente a jornada

agradeço a Deus por tudo
e que possa continuar
na companhia dos meus
a todos poder abraçar

Machico,,22 Fevereiro 2022
Lídia Aveiro







 



Nenhum comentário:

Postar um comentário